
Olá a todos!
Depois das nossas férias que nos resgataram da rotina, dos problemas e das tensões diárias, tinha ainda uma missão que deixei em suspenso em casa: mudar o papel de parede do quarto da minha menina.
Confesso que a ideia de DIY numa tarefa que me parece que tem tudo para correr mal, me levou a procurar soluções de empreitada! O problema é que ninguém me indicava alguém que o fizesse. No site do Leroy Merlin li que poderia contratar a colocação do papel, mas a minha parede teria de estar já preparada para a colocação.
Para isso mais valia fazer o trabalho todo. O pior parecia-me tirá-lo! E não é que tinha toda a razão?



Comecei por comprar o produto que, assim que aplicado no papel, permite que o mesmo descole da parede e comecemos o trabalho árduo de o retirar. Aqui podem ver o produto. Ele é vendido concentrado e deverão diluir em água.
O que me demorou tempo a aprender foi: temos mesmo de encharcar o papel de parede com o produto para que o papel descole e se possa usar a espátula.


Levei meio dia a fazer isto. A parede é pequena, o papel estava bastante “agarrado” à parede e o dia estava bastante solarengo o que levava a que o produto secasse rápido enquanto eu esperava que fizesse efeito.
Não é necessária muita ciência para tirar o papel:
- encharcar bem o produto no papel com um pincel ou uma esponja;
- aguardar uns minutos para que o papel comece a “ganhar” bolhas e, portanto, a cola que prende o papel deixe de cumprir a sua função;
- aplicar a espátula (acho que é preferível de cima para baixo) para retirar o papel;
- retirar os pequenos bocadinhos que ficam, para deixar a parede pronta para o novo papel.



Não é necessária ciência, mas sim muita paciência. No meu caso, um bom pequeno almoço, mais ninguém por perto e… boa disposição! No dia seguinte estava toda “partida” em virtude da força que tive de fazer com a espátula para tirar o papel.
O pior passou e passadas duas semanas lá colocamos o novo papel. Sim! Colocamos. Não pode ser uma tarefa de uma pessoa, pelo que pai e mãe trabalharam na empreitada.
Nada de complexo:
- aplicar a cola na parede (aqui);
- colar o painel de papel cortado à medida, com uma margem adicional em cima e em baixo;
- à medida que colam o papel, passem um pano para tirar o ar e evitar as bolhas: um segura o papel e outro cumpre essa função.
Como o padrão tem desfasamentos, tivemos mais trabalho para acertar o desenho. Acabamos por desperdiçar papel, mas nada havia a fazer. Outra coisa importante que aprendemos é que é melhor colocar o painel inteiro e depois cortar em volta dos interruptores e não tentar cortar o papel antes.
Uma coisa maravilhosa no processo é que se o papel não estiver bem alinhado podem, durante bastante tempo ainda, descolar e alinhar novamente, tirar bolhas ou mesmo descartar o papel e colocar outro painel. Além do mais não se assustem: alguns defeitos que notam na colocação, depois da secagem desaparecem, porque a cola cumpre a sua função.
No fim o quarto ficou alegre, os pais orgulhosos do trabalho e ela adorou!

Mais bonito presencialmente posso assegurar.