As férias virão.

transferir

O sentimento é universal. As cautelas e receios gerais.

Seriam umas férias de sonho. Tínhamos comprada a estadia (desde junho do ano passado) tínhamos os bilhetes de avião comprados, até os acessos ao Coliseu de Roma, Museus do Vaticano e Catedral de S. Pedro.

O que se está a passar no mundo não permite nem o choro. É como se tivessem anestesiado o coletivo e nem nos apercebamos bem como chegamos aqui.

Parece que já trabalhamos, a partir de casa, desde sempre; os miúdos sempre tiveram aulas em casa. Sempre fizemos fila para entrar ordenadamente no supermercado e sempre tivemos o hábito de mandar vir as compras online com 2 semanas de antecedência.

Almoços e jantares sempre a sair, lavar as mãos de hora a hora e pedir a Deus para que ninguém se magoe nas proporções que obrigam a visitar o hospital.

Desde que soubemos que a pandemia entrou pela Itália dentro, tenho lido o Corriere della Sera todos os dias. Primeiro para me inteirar do fenómeno no meu suposto destino de férias este verão, acreditando que, até junho ia passar e, depois, para perceber o que se passa no olho do furacão. E, acrescento, ficar feliz depois por estar em Portugal.

No entanto, quero muito acreditar que coisas boas virão deste momento a história:

  • talvez esta seja a nossa 3ª Guerra Mundial: com muitas perdas, mas sem ser abertamente em conflito uns com os outros;
  • os populismos serão escusados: estamos todos no mesmo barco e num precisamos tanto de nos ajudar como agora. Não é fácil tornar o outro inimigo quando definhamos todos à conta de um vírus;
  • o jornalismo, espero, será novamente encarado como fundamental e imprescindível num era de partilha constante de falsas e maliciosas informações;
  • os valores fundamentais persistirão apesar de o consumismo, o egoísmo e o individualismo estarem sempre à espera de adquirir o protagonismo;
  • a solidariedade prevalecerá.

Mais do que tudo vai ficar bem, penso sempre que … as férias virão.

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s